Por meio da Secretaria de Estado de Esportes, o Governo de Minas Gerais se apresenta como um estado amigo das bikes e do ciclista.
Com o Bicicletize! vamos apresentar campanhas educativas para segurança no trânsito na estrada e em vias urbanas.


Mas o que é Bicicletize!?

É um novo verbo que resume todas as situações onde é necessário uma posição pró-ativa do usuário. Seja no trânsito consciente ou em uma trilha pelo interior do estado. O verbo sugere: mexa-se, tome posição, seja cidadão, promova saúde, ajude a cidade e o planeta. Bicicletize!


Para a segurança do ciclista é fundamental que os motoristas se coloquem no seu lugar, assumindo uma posição protetiva à bicicleta. Ao mesmo tempo, os ciclistas devem respeitar as leis de trânsito e utilizar todos os equipamentos de segurança e identificação das bikes. Os cidadãos precisam se bicicletizar em todas as situações, para entenderem e cumprirem seus papéis de consciência e respeito ao próximo.

Bicicletize!

 

Bicicletize! por uma vida saudável.

Bicicletize! por menos gasto com transporte.

Bicicletize! para diminuir a emissão de poluentes.

Bicicletize! pela convivência harmônica entre motoristas, ciclistas e pedestres.

Bicicletize! por uma nova atitude.

Bicicletize! se traduz na adoção de um novo estilo de vida, uma nova maneira de pensar e vivenciar o mundo.

 

Queremos melhorar o relacionamento entre os ciclistas das rodovias com os demais usuários tais como motoristas de caminhões, carros, ônibus, etc. E, como sociedade está continuamente incorporando em seu cotidiano o uso das bicicletas, durante todo o ano faremos um trabalho de mobilização junto aos usuários de bike com intuito de promover eventos e parcerias que contribuam com a mudança de comportamento das pessoas. Afinal, a rua é de todos e bicicletizar é ter melhor qualidade de vida, é praticar esporte, é encontrar com a turma para pedalar e é respeitar o espaço do outro.

 

Pilares

 

Engajamento

Aumento do fluxo de informações e conhecimento sobre o uso de itens de segurança, políticas de boa convivência no trânstito, as vantagens do uso da bicicleta, entre outros.

Diálogo

Ampliação da interlocução com motoristas, ciclistas, federações e agentes envolvidos na campanha. O diálogo é fundamental para aproximar e sensibilizar os stakeholders a apoiarem o projeto.

Participação

À medida que o Biciletize! se encorpar, mais pessoas replicarão a mensagem, tornando-se advogados espontâneos do movimento e atuando diretamente no convencimento de mais cidadãos.

 

 

Por meio do Bicicletize! também vamos divulgar a competência dos percursos de Minas Gerais para a prática do ciclismo em suas diversas modalidades (estrada, de pista, mountain e o BMX) e situações (para lazer, esporte, meio de locomoção, ect). E ainda, estimular a prática do ciclismo nos roteiros turísticos do estado.

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fases

 

  • 1ª fase Bicicletize!

    Queremos envolver os cidadãos com o projeto, afinal, a nossa campanha é para a sociedade. Assim, a primeira fase será voltada para a sensibilização da população, articulação com influenciadores para apoiarem e abraçarem a causa.
    Visite a nossa funpage no Facebook!
    Sabe o que você vai encontrar lá?

  • Encontro Bicicletize!

    Ah, queremos promover um encontro para ouvir a sua opinião e debater os desafios que envolvem o ciclismo, o trânsito nos espaços urbanos e incentivar o engajamento com o Bicicletize!
    Tem uma sugestão? Deseja ser avisado quando o encontro for marcado? Envie-nos um email: bicicletize@esportes.mg.gov.br

  • Parcerias Bicicletize!

    Queremos levar conteúdos relevantes para quem curte bike em sites e aplicativos que façam a diferença para quem usa a magrela e para quem quer respeitar o espaço do ciclista.
    Em breve teremos novidade!

  • Bicicletize! no seu evento

    Queremos apoiar eventos feitos por e para ciclistas. Queremos fortalecer os movimentos que já existem, afinal, o Bicicletize é uma iniciativa para todo mundo e que deseja somar. Conte-nos sobre seu evento. Envie-nos um email: bicicletize@esportes.mg.gov.br

  • 2ª fase Bicicletize!

    Vamos pra rua fazer um ato simbólico com a parceria das federações, grupos de ciclismo, influenciadores e quer quiser se juntar ao grupo. Vamos definir um trajeto para percorrer em marcha pela consciência e respeito aos usuários de bike, aos motoristas e pedestres. A rua é de todo mundo e tem lugar para todos! Ah, vamos fazer blitz educativas em pontos estratégicos de Minas Gerais. Além de alertar motoristas e pedestres sobre as práticas que podem evitar os acidentes que são cada vez mais recorrentes, vamos orientar os ciclistas de primeira viagem sobre o checklist com informações de precauções, equipamentos obrigatórios, dicas de manutenção da bike e muito mais!

  • 3ª, 4ª, 5ª fases do Bicicletize!...

    Esse é um movimento que não vai parar, bicicletizar é uma ação de amor a vida. Quer nos ajudar a construir mais ações? Quer fazer parte? Aqui estamos ansiosos por ouví-lo: bicicletize@esportes.mg.gov.br

     

     

     

     

  • Faça parte
    desse
    movimento!

Compartilhe

Ajude-nos a espalhar essa ideia!