Tamires-Gomes-copiarConvocada desde 2013, Tamires Cássia Dias de Britto (28) nasceu em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ela atua como lateral-esquerda e meio-campista e possui uma carreira consolidada no esporte, o que deverá lhe render um lugar no elenco para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Tamires começou jogando futsal em Caeté e desde o início chamou atenção dos treinadores, passando também por times de Barão de Cocais e Sabará. Foi aos 15 anos de idade que a atleta deixou a terra natal rumo ao estado de São Paulo, ainda jogando futsal.

Somente em 2004, Tamires teve espaço no futebol de campo, jogando pelo Clube Atlético Juventus, de São Paulo. Lá ela se destacou, despertando o interesse do Santos Futebol Clube, equipe mais qualificada do Brasil na época. Ao lado de grandes jogadoras, ela conquistou a Liga Nacional de Futebol Feminino (2006) e o Campeonato Paulista (2007), dando visibilidade para a primeira transferência internacional. Em 2008, a mineira foi para o Charlotte Eagles, dos Estados Unidos.

Na Carolina do Norte, a lateral-esquerda participou de uma boa campanha dos Eagles na temporada. Ainda em 2008, Tamires retornou ao Brasil para defender a Ferroviária, antes de pausar a carreira por dois anos para cuidar da família em São Paulo.
Apesar de viver em terras paulistas, foi no estado natal que ela decidiu retomar a carreira, ao aceitar a proposta do Atlético Mineiro. No clube, a competidora conquistou o Campeonato Estadual em 2011, após vencer o Iguaçu por 3 a 1.

Após se desligar do time mineiro, Tamires ainda passou pelo Centro Olímpico — entidade fundada para preparar atletas de alto rendimento para defender a Seleção Brasileira de Futebol Feminino na Copa do Mundo e nas Olimpíadas—, onde conquistou o campeonato brasileiro em 2013.

Defendendo a camisa verde e amarela, a lateral conquistou o bicampeonato do Torneio de Brasília, o Campeonato Sul-Americano e a medalha de ouro dos Jogos Panamericanos de Toronto 2015, no Canadá. Após a competição, Tamires passou por uma situação complicada ao ter sua medalha de ouro roubada. Atualmente, a atleta atua no futebol europeu e é a única brasileira a defender o Fortuna Hjorring, da Dinamarca.

Benefícios da modalidade. Jogar futebol ajuda a praticante a adquirir resistência cardiovascular e muscular, principalmente das áreas concentradas nos membros inferiores, mais trabalhados durante a prática. Além disso, o esporte mais popular do Brasil minimiza o estresse e a ansiedade, em razão de ser uma atividade coletiva, que beneficia as atividades interpessoais.

 

Com informações do Diário Grande ABC e dos sites dos clubes que a atleta representou: http://www.dgabc.com.br/Noticia/1384948/lateral-tamires-sera-o-grande-abc-no-mundial-do-canada