Foto: Divulgação/Prefeitura de PitanguiO mês de janeiro marca o período de férias e, com tempo disponível, as pessoas passam a realizar atividades que normalmente não cabem na agenda no dia-a-dia de trabalho ou estudos. Cidades mineiras com boa pontuação no ICMS Solidário – Critério Esportes estão se preparando, então, para oferecer muito esporte e lazer para seus moradores logo no início de 2017.

É o caso de Bom Despacho, município do território Oeste, que ocupa a terceira colocação no Relatório dos Indicadores Definitivos do mecanismo, referente ao ano base 2015, no qual constam as pontuações obtidas por 260 municípios. Na cidade, está prevista a realização de uma colônia de férias entre os dias 09 e 13 de janeiro de 13 às 17h. As atividades acontecerão no Poliesportivo Municipal do Bairro São Vicente – Rua Pitangui, nº 45, São Vicente.

São esperadas mais de 100 crianças e adolescentes, entre 06 e 15 anos de idade, na ação que contará com cama elástica, oficinas de recreação, passeio ciclístico, caminhada ecológica, piquenique, jogos e brincadeiras tradicionais. Como a colônia é voltada para os alunos do projeto Bom de Esporte, da prefeitura local, não serão abertas inscrições para participação externa. As atividades são coordenadas por profissionais de Educação Física do governo municipal e estagiários da área.

Já em Pitangui, também no território Oeste, a programação de férias está a todo vapor. A cidade, que ficou na 5ª colocação no ICMS Esportivo – ano base 2015, está promovendo, ao longo do mês de dezembro, eventos de handebol, vôlei, capoeira, além dos Jogos da Primavera, que ofereceram a crianças de 06 a 11 anos atividades como cabo de guerra, queimada, totó, corrida de saco, entre outras. Em janeiro, o calendário de 2017 será aberto na cidade com a Copa Intermunicipal Pitangui de Futsal, a partir de 09 de janeiro. A competição será disputada nas categorias sub-11 masculino; sub-13, sub-15 e sub-17 masculino e feminino; adulto masculino e máster 40. Todas as partidas acontecerão na Praça de Esportes da cidade.

A expectativa é de que cerca de 2 mil atletas participem do evento que chega a sua 19ª edição e já tem confirmadas as presença de equipes de Pará de Minas, Nova Serrana, Maravilhas, Pompéu, Belo Horizonte, Igaratinga e Martinho Campos. As inscrições vão até o dia 16 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação e Esportes do Município pelo telefone: (37) 3271-5656.

Para o diretor de Fomento e Organização das Políticas Esportivas da Secretaria de Estado de Esportes, Antônio Miranda, as atividades desenvolvidas pelos municípios no período de férias podem pontuar no ICMS Esportivo na atividade “Atividades de Lazer”, após a devida comprovação no Sistema de Informação ICMS Esportivo (icms.esportes.mg.gov.br). “Contudo, a depender das ações que serão desenvolvidas e o público participante desses programas/projetos, podem também pontuar em outras atividades esportivas, como: ‘Esporte para Pessoas com Deficiência’, ‘Esporte Terceira Idade’ e ‘Outros Programas/Projetos’”, mencionou.

Confira o status do Conselho Municipal de Esportes do seu município e se informe com ele sobre a realização de atividades esportivas: http://icms.esportes.mg.gov.br/usuarios/login

Estão abertas as inscrições para a participação dos municípios no ICMS Esportivo Ano Base 2016. Saiba mais: http://www.esportes.mg.gov.br/component/gmg/story/3583-municipios-mineiros-ja-podem-se-habilitar-ao-icms-esportivo-em-sistema-on-line