Conhecida como Prova da Inconfidência Mineira de Ciclismo, ela acontecerá na cidade de Senador FirminoApós dois anos sem ser disputada, a Clássica 21 de Abril de Ciclismo voltará a ser realizada em 2017, graças ao apoio da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP). Considerada uma das mais tradicionais competições da modalidade realizadas em solo mineiro e uma das mais antigas provas de ciclismo de estrada do Brasil, a competição conhecida como Prova da Inconfidência Mineira de Ciclismo, acontecerá no próximo dia 21 de Abril, na cidade de Senador Firmino, na Zona da Mata.

Segundo Geraldo Carneiro, da X5 Bikers, o retorno da prova, que não é disputada desde 2014, só é possível graças ao apoio da Seesp. “Não fosse este apoio que a Secretaria de Estado e Esportes está nos oferecendo seria praticamente inviável a realização desta competição, visto que nos últimos anos essa modalidade perdeu espaço para as competições de Mountain Bike”, conta o organizador da prova.

Organizada pela X5 Bikers pela primeira vez, a prova deste ano terá um percurso de aproximadamente 100 quilômetros, com duração mínima de 3 horas de competição. Como podem participar atletas profissionais, de elite e até mesmo amadores a expectativa é que aproximadamente mil atletas participem da prova. Mas os organizadores alertam para a dificuldade que os atletas terão que enfrentar.

“O percurso é considerado um dos mais duros para o ciclismo de estrada de Minas Gerais. Senador Firmino está localizada numa região montanhosa da Zona da Mata, onde os ciclistas vão enfrentar uma serra de 5km de subida forte e dezenas de outras pequenas montanhas durante o percurso. Existe também dois trechos de paralelepípedos, lembrando muito alguns trechos da etapa de Paris-Roubaix (FRA), prova mais famosa do mundo do ciclismo”, alerta Geraldo Carneiro, da X5 Bikers.

Além da Seesp, a Clássica 21 de Abril também conta com o apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação Mineira de Ciclismo (FMC). Informações e inscrições nos sites www.x5bikers.com.br e www.fmc.org.br; ou pelo e-mail contato@x5bikers.com.br.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) por meio da campanha Bicicletize, que foi criada com o objetivo de incentivar o respeito entre os ciclistas e demais usuários de estradas e vias urbanas, além de disseminar ideias de segurança no trânsito.

Para maiores informações sobre o programa Bicicletize acesse nosso hotsite: www.esportes.mg.gov.br/bicicletize.