Foto: Divulgação/FTEMG
Buscando estimular o início da vida esportiva de estudantes da rede pública de ensino de Sabará, Território Metropolitano, a Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (FTEMG) oferece aulas da modalidade e exames de graduação por meio do projeto Taekwondo Iniciação Escolar, viabilizado pelo Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, mecanismo da Secretaria de Estado de Esportes. No último sábado (13), 48 estudantes da Escola Municipal Edith de Assis Costa realizaram o teste e receberam certificados e credenciais.

No taekwondo, a graduação segue uma hierarquia que é representada por faixas que simbolizam o ciclo de aprendizagem do aluno. É dividida em dez estágios – faixas branca e coloridas – e dez dans – faixa preta. Para mudar de graduação (faixa), o atleta deverá ser submetido ao exame de avaliação administrado por um mestre. Os alunos avaliados pelo examinador e vice-presidente da FTEMG, Marcelino Soares de Barros, conseguiram atingir a pontuação mínima de 60 pontos e se graduarem – 13 na faixa cinza, 13 na amarela, nove na laranja, cinco na verde, sete na roxa e um na azul. “Este é um momento mágico para as crianças, uma ocasião de reconhecimento do esforço e de tempo de treino. É o resultado de um processo evolutivo das técnicas e um passo que estão dando para chegarem na faixa preta”, afirma. Ainda segundo Marcelino, todos os alunos são filiados à Federação.

O projeto Taekwondo Escolar II também é realizado em Sabará e junto com o Taekwondo Iniciação Escolar contempla cerca de 500 estudantes de 8 a 17 anos. As iniciativas são executadas nas escolas municipais Adão de Fátima Pereira, Aníbal Machado, Gabriela Leite Araújo, Joaquim Construtor Borges, Marita Dias e Santos Dumont.

Os treinos acontecem duas vezes por semana, no contra turno escolar. Além dos aspectos técnicos da modalidade, os professores trabalham valores éticos, morais e disciplinares. “É um projeto de inclusão social, priorizamos aquelas crianças que têm dificuldade de rendimento escolar, comportamento disciplinar ou interação”, afirma o vice-presidente da FTEMG. Segundo Marcelino, professores e parentes dos jovens atendidos pelas iniciativas relatam um melhor comportamento no âmbito familiar e escolar.

Ambos os projetos são executados desde 2014 através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. No edital 01/2015, cada um captou junto à siderúrgica ArcellorMittal R$ 198.500,00. Para dar continuidade, os projetos Taekwondo Escolar III e Taekwondo Iniciação III estão em fase de captação de recursos no valor de, respectivamente, R$ 231.885,55 e R$ 244.386,30 no edital 01/2016. “Os projetos não atingiriam a dimensão que possuem sem a Lei de Incentivo. Os exames, por exemplo, não têm custos. Sem a iniciativa, seria muito difícil das crianças terem o acesso ao taekwondo”, finaliza Marcelino.

Minas Esportiva Incentivo ao Esporte
Por meio do programa de fomento à prática esportiva, 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Governo de Minas Gerais podem ser direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas.

Desde 2013, quando a Lei Nº 20.824 que regulamenta a ação foi sancionada, foram aprovados 486 projetos que proporcionaram benefícios tanto para a população atendida quanto para as empresas apoiadoras. Desse total 127 projetos já foram executados ou estão em execução com recursos captados que ultrapassam os R$ 36,9 milhões. Já são mais de 67,4 mil beneficiários entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de 54 municípios mineiros.

Conheça outras ações de apoio da SEESP ao taekwondo:
Ftemg convoca seleção mineira para a disputa do Campeonato Brasileiro
Itabira recebeu no último fim de semana a segunda etapa do mineiro de Taekwondo
Atletas de projeto de taekwondo viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte fazem exame de graduação
Faixa preta de taekwondo, secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi marca presença na Copa Itabira
Secretaria de Estado de Esportes apoia evento deTaekwondo no território Vertentes
Com presença do secretário Adjunto de Esportes, Ricardo Sapi, Federação de Taekwondode Minas Gerais promoverá Encontro Olímpico na UFMG