foruns iconeNa próxima quinta-feira (20), a cidade de Abaeté, no território Central, recebe a nova etapa dos Fóruns Regionais de Governo, com a transferência simbólica do gabinete do governador Fernando Pimentel para o município. O evento, que acontece no Colégio Cenecista Nossa Senhora de Fátima (Avenida Barão do Indaiá, 550 – Bairro Amazonas), a partir das 08h, contará ainda com a presença do secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo.

Na oportunidade, o secretário fará a entrega do prêmio Destaques do Esporte àqueles que trabalham para o fortalecimento do esporte na região. Serão homenageados desde professores de Educação Física, gestores de entidades sem fins lucrativos, a pessoas públicas que se engajaram para o recebimento do ICMS Esportivo pelos municípios. "Nesse momento de crise, as cidades têm a possibilidade de se organizarem e buscarem no ICMS Esportivo e na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte um auxílio para a execução de projetos importantes", comentou o secretário.

Os representantes municipais e gestores que não conhecem os dois mecanismos poderão, em Abaeté, esclarecer dúvidas e buscar orientações junto aos técnicos da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) que estarão presentes.

Nesta etapa a SEESP promove ainda outras atividades. Lá a população poderá conhecer mais sobre os programas da pasta e obter informações acerca de ações como os Jogos do Interior de Minas (JIMI), que voltaram ao calendário esportivo em 2017 no seu formato original, e o Geração Esporte, que passa a ser realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Além disso, o público terá a chance de se cadastrar no Observatório do Esporte, portal da SEESP que tem o objetivo de produzir e disseminar informações voltadas à promoção e fomento do esporte e atividade física por meio de notícias, vídeos, blogs, sessão de artigos especializados.

Estão previstas ainda duas exposições na programação da Secretaria de Estado de Esportes no evento: uma sobre futebol de mesa e outra sobre bolas indestrutíveis. Será sorteado ainda um kit de materiais esportivos entre os municípios presentes à etapa dos Fóruns Regionais.

Circuito

O circuito de ações e serviços da nova fase dos fóruns já passou pelos territórios Triângulo Norte (Ituiutaba), Norte (Montes Claros), Mata (Juiz de Fora), Caparaó (Manhuaçu) e Noroeste (João Pinheiro). A iniciativa reforça a política de regionalização implantada pela atual administração estadual.

O governador Fernando Pimentel, que tem percorrido os territórios nesta etapa dos Fóruns Regionais, sempre reafirma a importância dos fóruns como ferramentas de construção das políticas públicas.

Serviço:
Nova fase dos Fóruns Regionais – Território Central