escolinha mocEstão abertas 240 vagas para crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 14 anos de ambos os sexos, que desejarem participar das escolinhas de voleibol do Montes Claros Vôlei. Serão 60 vagas disponíveis em cada núcleo da iniciativa, que é executada com recursos oriundos da isenção fiscal do Governo do Estado via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. A Coteminas S.A., empresa apoiadora, destinou ao projeto R$ 112.816,44.

Para participarem da eleção, os interessados poderão procurar os núcleos localizados na Secretaria da Praça de Esportes, no centro da cidade; na Escola Municipal Maria de Lourdes, no bairro Independência; Escola Municipal Geraldo Pereira, no Monte Carmelo, e no Centro Educacional Coteminas.

No projeto, que terá duração até setembro de 2018, serão ofertadas aulas sistematizadas de voleibol duas vezes na semana e todos os alunos receberão, gratuitamente, uniformes e terão à disposição material esportivo de qualidade.

Andrey Souza, gestor do Montes Claros Vôlei conta que a ideia da criação das escolinhas surgiu de uma demanda existente que foi levantada pela equipe de alto rendimento ligada à entidade. “Milhares de crianças e adolescentes nos acompanham durante a temporada, sejam nos jogos ou nas ações que desenvolvemos nas escolas e eventos. Neste contexto, geramos uma demanda de jovens querendo praticar a modalidade na cidade, que atualmente não tem essa oferta, principalmente para esta faixa etária”, destacou.

Os quatro núcleos, em diferentes regiões do município, facilitarão a adesão dos alunos ao projeto. “A sensação de poder oportunizar a modalidade voleibol às crianças e adolescentes através deste projeto traz muita alegria, pois teremos pela primeira vez na cidade uma ação desta natureza, onde iremos contribuir com a formação pessoal e esportiva de centenas de alunos, além de criar um ambiente de relação esportiva e familiar”, completou Andrey Souza.

Além deste projeto, o Montes Claros Vôlei possui outras duas iniciativas executadas via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte: o projeto Superliga com a equipe principal adulta e a realização do Campeonato Sul-Americano de Clubes de Vôlei, que aconteceu em Montes Claros em fevereiro de 2017.

A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte

Mecanismo da Secretaria de Estado de Esportes, o Minas Esportiva Incentivo ao Esporte é um programa de fomento à prática esportiva pelo qual 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Governo de Minas Gerais podem ser direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas.

Desde 2013, quando a Lei Nº 20.824 que regulamenta a ação foi sancionada, foram aprovados 488 projetos que proporcionaram benefícios tanto para a população atendida quanto para as empresas apoiadoras. Desse total, 142 projetos já foram executados ou estão em execução com recursos captados que ultrapassam os R$ 40 milhões. Já são mais de 76 mil beneficiários entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de 56 municípios mineiros.

Segundo o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo, o sucesso do mecanismo é resultado da parceria de sucesso entre o Governo de Minas Gerais, a iniciativa privada e o terceiro setor. “O Minas Esportiva Incentivo ao Esporte é uma ação que nos enche de orgulho e gera um retorno muito positivo para todos os envolvidos. As iniciativas que trabalham a formação de novos atletas, especialmente, são fundamentais para inserir a cultura da atividade física em uma faixa etária com tendência ao sedentarismo, além de buscar novos talentos que levarão o nome do nosso estado além de suas fronteiras”, ressaltou.

Núcleos – Escolinhas Montes Claros Vôlei

Secretaria da Praça de Esportes
Av. Oswaldo Cruz, 311 – Centro

Escola Municipal Maria de Lourdes
R. Portugal, 141 – Independência

Escola Municipal Geraldo Pereira
R. Joséfina Chaves, s/nº - Regina Peres

Centro Educacional Coteminas
R. General Carneiro, 485 - Centro

Com informações do Montes Claros Vôlei.