Foto: Fabíola Pimenta/SEESPUm pouco da mais tradicional competição do tênis mundial passa por Minas Gerais nesta semana. Desta quinta-feira (11) até o domingo (15), o Pampulha Iate Clube (PIC), em Belo Horizonte, recebe o Roland-Garros Junior Wild Cards Competition 2018. A cerimônia de abertura do evento foi realizada na manhã de hoje (11) e contou com a presença do secretário de Estado de Esportes interino, Ricardo Sapi, e de outras autoridades, como os presidentes do PIC, Antônio Esustáquio; da Federação Mineira de Tênis, François Rahme, e da Confederação Brasileira de Tênis, Rafael Westrupp; o representante da Federação Francesa, Adrien Groscolas, além dos tenistas mineiros Marcelo Melo, número 1 do mundo no ranking individual de duplas e recém-eleito atleta do ano pelo COB, e Bruno Soares, 15º colocado no ranking.

Para Sapi, a passagem de Roland-Garros pela capital mineira é uma oportunidade para celebrar o bom momento vivido pelo esporte em Minas Gerais. “Não se trata apenas de sediar competições internacionais e ter ídolos mundiais na nossa casa. Trata-se da chance de despertar nos jovens o interesse por diferentes modalidades”, ressaltou.

Em seu discurso, o representante da Federação Francesa, Adrien Groscolas, falou sobre a “Rendez-vous à Roland-Garros”, da qual o Roland-Garros Junior Wild Cards Competition faz parte. A plataforma, que tem eventos no Brasil desde 2015, busca promover e prestigiar a prática do tênis no saibro, além de desenvolver o torneio no exterior.

Durante a cerimônia de abertura, os presentes, além dos atletas que estarão no torneio, puderam conhecer a “Coupe des Mosquetaires”, taça original do torneio masculino de Roland-Garros.

A competição

Realizada em conjunto pela Confederação Brasileira e a Federação Francesa, o Roland-Garros Junior Wild Cards Competition 2018 classifica seus campeões para jogar um torneio qualificatório em Paris, França, no mês de maio, com os vencedores dos torneios Roland Garros Junior da Índia e da China. Quem ficar com o título entre os países entra direto na chave principal juvenil de Roland-Garros.

Participam do evento na capital mineira de 32 atletas juvenis, de até 18 anos, nos naipes masculino e feminino, vindos de oito estados - Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo - e do Distrito Federal.

Mais informações: http://cbt-tenis.com.br/