Representantes da SEESP, SEE, CPB, PUC Minas e CREF6/MG, na abertura do Seminário. Foto: Renata Silva/SEESPEntre os dias 06 e 08 de junho, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), realiza, em Belo Horizonte, o Seminário Regional Paralímpico Escolar Regional Sudeste.

O evento, que acontece no campus Coração Eucarístico da PUC Minas, foi aberto nessa quarta-feira (06) com as presenças do secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, do vice-presidente do CPB, Ivaldo Brandão, entre outros representantes de entidades ligadas ao esporte em Minas Gerais.

Em seu discurso na solenidade, Sapi destacou o trabalho realizado para o fortalecimento do paradesporto no estado desde 2015, como reuniões periódicas com profissionais da área e mais.

“Reformulamos nosso programa de bolsas para atendermos um maior número de paratletas e seus técnicos. Buscamos também aumentar a adesão das pessoas com deficiência aos Jogos do Interior de Minas (JIMI) e Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG)”, disse.

O evento

O Seminário tem entre seus objetivos proporcionar aos participantes a inclusão, conhecimentos e experiências na área de esportes paralímpicos em cada deficiência; e capacitar, com conhecimentos técnicos e práticas pedagógicas, os profissionais que atuem com as modalidades oferecidas nas Paralimpíadas Escolares, nas diversas escolas, para que desenvolvam trabalhos voltados à prática esportiva das pessoas com deficiência no ambiente escolar, entre outros.

A iniciativa já foi realizada em cinco regiões do país. A edição de Belo Horizonte, além de representantes de Minas Gerais, envolverá ainda os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, totalizando cerca de 300 pessoas.

Durante o evento, os participantes contarão com minicursos, palestras e apresentação de trabalhos em sete áreas temáticas: Esporte Paralímpico como conteúdo da Educação Física Escolar; Formação de professores em educação física escolar/adaptada; Fundamentos teórico-práticos do processo de ensino-aprendizagem do esporte paralímpico na escola; Inovação, Tecnologia e Adaptações na prática de esporte para pessoas com deficiência; Classificação Funcional e Avaliação Motora nos Esportes; Atividade física e saúde para pessoas com deficiência; e Administração, Gestão e Organização de Eventos em Esportes para Pessoas com Deficiência.

Mais informações: http://seminarioescolar.cpb.org.br/